Livro, o melhor presente do mundo
abstrato-linhas-curvas-entrelacadas.png

A Vocação das Cidades

 

 

Este livro é dirigido aos professores e alunos dos últimos anos do ensino fundamental. Propõe atividades que busquem despertar a vontade de aprender a partir da vivência prática. E o tema escolhido para esse trabalho “A vocação das cidades” permite que os alunos tenham um conhecimento amplo sobre as diversas atividades econômicas, com destaque às que mais se adequam à sua cidade. Com isso, o estudante passa a ter uma visão mais ampla e crítica de dos acontecimentos locais, ficando mais preparado para sua vida profissional no futuro.


 

Sumário

 


PARTE 1 - VOCAÇÕES..................................................................... 7
1.1 - A VOCAÇÃO DAS CIDADES ........................................ 7
1.2- A DESCOBERTA VOCACIONAL ............................................. 8
1.3 - A PESQUISA ..................................................................... 10
PARTE 2 – ÁREAS A SEREM EXPLORADAS ................................... 13
2.1 - AGRICULTURA e EXTRATIVISMO ..................................... 13
2.2 – PASTORIL ........................................................................ 15
2.3 – MINERAÇÃO ................................................................... 15
2.4 – ARTESANATO .................................................................. 16
2.5 – AUTOMOBILISMO ........................................................... 16
2.6 – MOTOCICLISMO.............................................................. 17
2.7 – AEROMODELISMO E OUTROS ........................................ 18
2.8 – CULTURA......................................................................... 18
2.9 – ESPORTES ....................................................................... 19
2.10 – GASTRONOMIA ............................................................. 20
2.11 - INVENCIONISMO E CRIATIVISMO .................................. 21
2.12 – LOGÍSTICA ..................................................................... 24
2.13 – EFEITOS VISUAIS ........................................................... 26
2.14 – TRANSPORTES............................................................... 28
2.15 – MODA ........................................................................... 30
6
2.16 – RECICLAGEM e POLUIÇÃO ............................................ 31
2.17 – TURISMO ...................................................................... 34
2.18 - INFÂNCIA E JUVENTUDE ............................................... 36
PARTE 3 – EXECUÇÃO .................................................................. 39
3.1 - O TRABALHO .................................................................... 39
3.2 - IMPLANTAÇÃO DO PROJETO .......................................... 41
PARTE 4 - OUTRAS INFORMAÇÕES .............................................. 43
4 .1 - NOÇÕES SOBRE MARKETING .......................................... 43
4.2 – NOÇÕES DE HIGIENE ....................................................... 44


 


 


 


 


 


 


 

 

Introdução


Este trabalho foi escrito dirigido às escolas e aos alunos. Às escolas, para o incluírem nas atividades dos alunos como uma forma de trabalho prático, visando cobrir a falta de objetividade que normalmente ocorre nas aulas teóricas. As aulas teóricas muitas vezes não atraem a atenção dos alunos que acabam ficando distraídos e desinteressados, achando que aquilo que estão estudando não é interessante nem útil para sua vida futura. Gostariam na realidade de vivenciar, de participar de forma prática do conhecimento.
A participação real fornece mais estímulo e mais satisfação, além de ser um forte apoio à aprendizagem, fazendo com
que se retenha, de forma mais dinâmica, aquilo que é vivenciado. E o fato de trabalharem, no contexto da sua própria cidade ou bairro, torna o conhecimento aprendido mais próximo da realidade do aluno. Além disso, os conhecimentos das matérias tradicionais (matemática,
português, geografia, ciências, etc.) podem ser aplicados na prática nesse projeto. Cabe ao professor trabalhar estes conhecimentos com didática e de forma interessante.

Sobre o autor

Waldemar Fontes é paulista formado pela Faculdade Alvares Penteado em Ciências Contábeis e Atuariais. Trabalhou em diversas empresas nacionais e internacionais principalmente na área de Organização e Métodos e em Análise de Sistemas. Formou-se na Faculdade de Educação Campos Salles no curso de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas de 2º grau, em nível superior, mas não exerceu a profissão. É um eterno crítico e colaborador nas áreas de ensino e em áreas governamentais.


 

 

Onde comprar
O livro está à venda nas principais livrarias e plataformas digitais (vide no menu "Onde comprar" no cabeçalho deste site), em especial nos seguintes sites:

Assunto para catalogação: A vocação das cidades

Autor: Waldemar Fontes

Editora: Barra Livros

Tamanho: 14,0 x 21,0 cm - 52 páginas.

Edição: 1ª/ 2017

ISBN: 978-85-64530-56-0